Ensaio, Cursos e Exame

Portal do Professor - Literatura de cordel na Alfabetização

Data de publicação: 2018-10-02 02:17

- “Ele tem rimas? Quais sã o? (leia cada estrofe para que os alunos identifiquem as rimas) Para que elas servem?”

Artigos: Infância, Educação, Família, Escola, Pais e Filhos

Há 67 anos o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação - SEAC/SP vem se empenhando no avanço da escolaridade de aproximadamente 85 mil trabalhadores do segmento inseridos no contexto do analfabetismo funcional - aqueles capazes de reconhecer letras e números, mas impotentes na compreensão de textos simples e das mais básicas operações matemáticas.

Atividades sobre Atividades - Atividades Pedagógicas

Objetivos: Remontar o cordel, observando o modo como ele é estruturado.

Home [-]

Caro professor, nessa sequê ncia didá tica os alunos irã o refletir sobre as relaç õ es entre a fala e a escrita e, ao mesmo tempo, vivenciar situaç õ es concretas de usos sociais da escrita. Acreditamos que essa postura pedagó gica auxilia à s crianç as, desde o iní cio do processo de alfabetizaç ã o, na construç ã o de significaç õ es para os textos lidos e no reconhecimento de suas funç õ es sociais.

Explique à turma que a escrita de um texto envolve trê s etapas: planejamento, redaç ã o e avaliaç ã o. Convide os alunos a planejarem o texto, listando as brincadeiras que farã o parte do cordel. Você pode deixá -las no canto do quadro. Assim, sempre que necessá rio, eles poderã o retornar a esse registro para incluir alguma brincadeira no poema. Relembre, ainda, que o poema é formado por versos, que, por sua vez, formam estrofes. Os versos sã o curtos e, preferencialmente, deverã o rimar.

Pergunte à s crianç as se elas já ouviram falar em cordel. Antes de trabalhar a definiç ã o desse gê nero textual, proponha a elas a leitura do cordel “Brincadeira de crianç a”, retirado do site: http:///content/view/877/95/.

Brincando com as rimas Proponha à s crianç as o jogo das rimas. Escreva as palavras do cordel (“BRINCADEIRA DE CRIANÇ A”) que rimam em uma ficha e siga as seguintes instruç õ es:

Com quem está a brincadeira? Em sala, entregue aos alunos, aleatoriamente, as brincadeiras escritas em uma ficha. Explique que, quando você falar o nome de uma brincadeira, o aluno que estiver com ele deverá fixa-lo no quadro. Explore també m a letra inicial e final das palavras e o seu nú mero de sí labas.

Durante o processo de alfabetizaç ã o, é importante que você faç a à s crianç as perguntas que visem trabalhar a capacidade de produzir inferê ncias. Por meio dessas questõ es, os alunos serã o desafiados a ler o texto em suas entrelinhas, ou seja, a perceber as informaç õ es que nã o estã o ditas explicitamente. Abaixo, sugestõ es de perguntas:

Com esta atividade, as crianç as começ arã o a se familiarizar com a grafia e som de algumas palavras chave do cordel. Esse procedimento é muito importante no processo de alfabetizaç ã o, pois, essas palavras poderã o servir de fonte de consulta para a reflexã o e a escrita de outras palavras.

«Artigo sobre alfabetização na educação infantil» em fotos. Mais imagens sobre o tema da «Artigo sobre alfabetização na educação infantil».